A manutenção que você faz para evitar que um problema aconteça.
A manutenção é feita com base em uma avaliação mais aprofundada do veículo.
Uma manutenção corretiva é aquela feita depois do incidente, quando o problema já aconteceu.
Como o nome já diz, é a manutenção que você faz para evitar que um problema aconteça. Em vez de esperar que o caminhão tenha algum defeito e precise de um guincho, você faz um ajuste na suspensão, troca os pneus e garante que não terá nenhuma grande emergência sem aviso. Mesmo que seja apenas um pequeno ajuste, isso pode salvar vidas.
A manutenção PREDITIVA é feita com base em uma avaliação mais aprofundada do veículo, geralmente usando um scanner automotivo. Dessa forma, é mais fácil definir quais partes podem ficar com defeito logo e fazer os ajustes necessários com antecedência.
Significa que ela só é feita quando há um problema com o veículo. já que existem diversas situações inesperadas no dia a dia de um caminhoneiro, como falhas no motor, vazamentos, pneus furados ou mesmo um retrovisor quebrado.
Para que tenha uma referência, trouxemos aqui as principais manutenções que você deve realizar em sua oficina mecânica e em quais momentos cada uma deve ser realizada.
O óleo do motor é um componente vital para o funcionamento de qualquer caminhão, pois lubrifica as peças, evita o desgaste e mantém a vida útil do veículo. Sendo assim, é muito importante que você fique atento ao óleo em cada manutenção de rotina.
A recomendação é realizar a troca a cada 15 mil quilômetros rodados, pelo menos.
Em veículos pesados, os freios tendem a sofrer bem mais desgaste que o normal, o que aumenta a necessidade de verificação e correção. Como você já deve saber, um motorista que dirige um veículo com freios ruins tem muito mais chances de se envolver em acidentes.
A menos que o tempo seja muito curto, vale a pena fazer pelo menos uma verificação. Assim como o óleo, o ideal é fazer a checagem a cada 15 mil quilômetros.
A suspensão de um caminhão ou de outros veículos de grande porte segue regras específicas, já que as peças são feitas especificamente para suportar o peso da carga.
Alguns procedimentos, como lubrificação dos pinos, devem ser realizados regularmente, seguindo as especificações do fabricante.
Ficar sem energia no meio de uma viagem é especialmente ruim para qualquer motorista de caminhão.
O tempo de vida da bateria também pode variar de acordo com o fabricante, com a frequência de uso e com o veículo. Porém, é esperado que qualquer bateria dure pelo menos um ano, a menos que o motorista faça algo errado.
Se eles estiverem muito gastos, as chances de derrapagem aumentam consideravelmente, o que pode provocar acidentes graves.
O motorista deve trocar os pneus a cada 60 mil quilômetros rodados, em média. Também é importante trocar todos os pneus de uma vez, não apenas um par. O desgaste desigual pode dificultar futuras manutenções.
Os filtros de óleo e de ar são o que garante a maior durabilidade para o motor. Se o caminhão acumula muita sujeira em seu interior, suas peças se desgastam mais rápido e ele pode superaquecer com mais facilidade. Da mesma forma, o óleo contaminado não lubrifica o motor tão bem.
Limpeza e troca de filtros não são procedimentos difíceis. Não há uma frequência predeterminada para esse trabalho, pois isso depende muito mais do trajeto do caminhão e de como ele é cuidado. Por isso, você deve verificá-los sempre que possível.
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